Como as startups estão revolucionando o futuro sustentável com
Um é cinco, dois é dez: os ambulantes e o empreendedorismo informal
No Brasil é extremamente comum avistar a circulação de vendedores ambulantes. À vista disso, o admirável Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que é essencial que as pessoas entendam mais sobre o empreendedorismo informal a fim de compreenderem a importância dos vendedores ambulantes. Você se interessa por assuntos de empreendedorismo? Continue consumindo o conteúdo para saber mais sobre o assunto.
O que é empreendedorismo informal?
Segundo o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, compreende-se por empreendedorismo informal as atividades comerciais econômicas que não foram devidamente legalizadas pelo governo. Assim, essas práticas englobam a venda realizada pelos ambulantes, barracas de rua e outras entidades do gênero.
Logo, esse tipo de empreendedorismo não possui a finalidade de alcançar o sucesso ou expansão no mercado, tendo os indivíduos que o praticam o único objetivo de alcançar a independência financeira, conseguindo obter uma melhor condição de vida. Desse modo, o mesmo geralmente é praticado pelas pessoas que se encontram desempregadas.
Qual a importância do empreendedorismo informal?
Ainda, como indica o célebre Haroldo Dalazoana Afonso Durães, embora possua a finalidade de permitir que alguns indivíduos alcancem a independência financeira, o empreendedorismo informal desempenha um papel de suma importância para o desenvolvimento sócio-econômico da sociedade.
Dessa maneira, esse tipo de empreendedorismo contribui para o desenvolvimento e crescimento de pequenos negócios, fazendo com que mais indivíduos se interessem pela prática do empreendedorismo individual (MEI), o que gera mais oportunidades de emprego e crescimento no centro comercial de uma determinada comunidade.
Quais as vantagens do empreendedorismo informal?
Ademais, como comenta o homem de negócios Haroldo Dalazoana Afonso Durães, o empreendedorismo informal pode proporcionar inúmeras vantagens, como possuir suas atividades de negócio limitadas, viabilizando o alcance mais rápido a independência financeira, e possibilitar maior autonomia para os trabalhadores.
Outras vantagens desse tipo de empreendedorismo são:
- Maior liberdade para produzir e inovar nas comercializações;
- Maior flexibilidade de horário;
- Menos burocracia para exercer as atividades;
- Rendimentos imediatos.
Agora que você já sabe as vantagens do empreendedorismo informal, incentive uma entidade de sua confiança a se legalizar e se tornar um MEI.