Como as startups estão revolucionando o futuro sustentável com
Turismo sustentável: como essa prática impacta positivamente no meio ambiente?
Você sabia que, nos últimos anos, até a pandemia, o turismo se tornou um setor de crescimento rentável? O empresário Julio Cesar Hintemann Filho enxerga esse crescimento como uma ação positiva para o lazer e momento de descanso das pessoas, porém, ao mesmo tempo, ele está provocando diversos impactos no meio ambiente.
Como dito, até a pandemia da Covid-19, o setor de turismo crescia significativamente, porém, com a doença brecando a possibilidade de circulação de pessoas ao redor do mundo, houve uma pausa nessa movimentação, o que proporcionou um respiro ao meio ambiente, e uma possibilidade de recuperação, tanto nos grandes centros como nos locais mais afastados.
Ainda assim, mesmo que o turismo gere consequências ao meio ambiente, você sabia que existe uma alternativa sustentável e que colabora com a preservação ambiental?
Segundo o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, o turismo sustentável surge, em meio a esse cenário, como uma alternativa para o turismo em massa que degrada os destinos visitados. Seu principal intuito é atender as demandas desses locais e dos turistas simultaneamente, respeitando e valorizando ambos os lados.
Nesse sentido, é preciso compreender que esse tipo de turismo é composto pelos pilares do desenvolvimento sustentável, isto é: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Assim, o turismo sustentável se contrapõe ao predatório, uma vez que este leva ao esgotamento dos recursos naturais, descaracterização cultural e desequilíbrio social.
Por que investir em turismo sustentável?
Apesar da ideia de turismo sustentável ser recente no Brasil, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que é preciso compreender os benefícios de investir nesse setor. Afinal, quando a chegada dos turistas é feita com os cuidados necessários, cria-se a possibilidade de desenvolvimento de áreas economicamente produtivas, bem como o interesse da população em preservar esses ambientes.
Essa modficação dos hábitos afasta as prátcias predatórias antigas, como caça ilegal de animais selvagens, demstamenti e ameaça às vidas das comundiades tardicionais da região. Por isso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho reforça que essa é a melhor alternativa para promover o conhecimento de novas áreas no mundo sem destruí-las ou prejudicá-las.
Sendo assim, faça a diferença e seja um viajante sustentável. Ou seja, tenha mais consciência no seu dia a dia. Durante as viagens, além de exigir comodidade, atente-se também aos impactos que geram no destino escolhido, tudo isso é de suma importância para contribuir com uma maior apreciação e preservação dos espaços.