Tudo o que você precisa saber sobre cartão de crédito
Atualmente, muitas pessoas realizam compras parceladas no cartão de crédito. À vista disso, a economista Claudia Angelica Martinez, julga imprescindível que os indivíduos compreendam melhor sobre como funcionam os juros do cartão de crédito. Ficou curioso? Prossiga com a leitura e confira o que você precisa saber sobre esse item.
Cartão de crédito
Segundo a célebre Claudia Angelica Martinez, o cartão de crédito é um cartão de plástico que contém dados como o nome do titular, o número do cartão, sua data de vencimento e sua chave de segurança para realizar compras virtuais. Esse item pode ser adquirido em alguma instituição bancária que estabelece um limite que o indivíduo pode utilizar por mês e efetuar seu pagamento.
Dessa maneira, com esse cartão é possível realizar o parcelamento de compras, ou seja, utilizar o limite do mesmo e pagá-lo de maneira parcelada. Por exemplo, um indivíduo possui um cartão com limite de R$1.000,00, e faz uma compra no mesmo valor parcelada em 10X, ele terá que pagar durante dez meses parcelas de R$100,00 mais as taxas de juros do cartão de crédito.
Juros do cartão de crédito
Como aponta a insigne Claudia Angelica Martinez, os juros do cartão de crédito se referem a um porcentual sobre o valor do montante emprestado pela instituição bancária. Em outras palavras, as taxas de juros do cartão de crédito são calculadas com base no valor do limite e da compra efetuada com o mesmo.
Todavia, os juros do cartão de crédito somente aparecem quando a efetuação do pagamento da fatura é realizada com atraso, ou quando o indivíduo paga somente o valor mínimo da fatura. Assim, o cálculo da taxa de juros é feito a partir da subtração do montante sobre o valor mínimo da fatura.
O resultado desta subtração será o restante da fatura atual que será cobrado junto com a fatura do próximo mês. Ainda, deve-se multiplicar esse resultado (denominado rotativo) pela porcentagem de juros que consta no contrato da instituição que forneceu o cartão de crédito. Esse novo resultado será o valor que a instituição cobrará de juros.
Escapando do juros
Dessarte, como ressalta a preeminente Claudia Angelica Martinez, para evitar pagar juros na fatura do cartão de crédito é preciso pagar o valor integral da fatura cobrada mensalmente, não atrasar os pagamentos, não possuir muitos cartões de crédito, não realizar muitas parcelas nas compras e possuir o autocontrole sobre os próprios gastos.