IDEL e SC Games se unem para despertar o acesso a tecnologia e futuras oportunidades de trabalho
No cenário atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e o SC Games unem forças numa parceria estratégica para fomentar o acesso tecnológico e promover a economia criativa, com foco em futuras oportunidades de trabalho, principalmente, nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (17), na sede do Instituto, contando com a participação do diretor superintendente do IDEL, Osmar Vicentin; a diretora administrativa do IDEL, Carina Casanova; a coordenadora pedagógica SC Games, Márcia Regina Battistella; assim como a voluntária do projeto, Luana Castt, delinearam os detalhes dessa parceria visionária.
A principal iniciativa será reestruturar e realizar uma nova edição da Game Jam, uma maratona que acontece ao mesmo tempo em várias cidades de Santa Catarina, para a criação, em poucas horas, de jogos digitais voltada para crianças e adolescentes, proporcionando a eles a oportunidade de explorar o vasto mundo da tecnologia. O objetivo é fomentar a criatividade e estimular o desenvolvimento de talentos locais nesse setor em expansão.
Segundo Osmar Vicentin, o mercado de games está em constante evolução. É inegável a relevância econômica de um setor que movimenta bilhões de dólares. “Não poderíamos estar fora desta parceria e deixar de contribuir nas ações para explorar este segmento promissor que, somente em 2022 faturou R$ 1,2 bilhão. Precisamos aproveitar este mercado pujante e crescente, aliado ao SC Games e levar atividades para os quatro cantos deste estado. Para isso, vamos buscar mais parceiros para se aliar junto a este projeto do Governo”, destaca o diretor.
O SC Games, é um projeto do Governo de Santa Catarina, coordenado e desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece de forma gratuita para crianças e adolescentes uma nova abordagem para o universo de jogos, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias.
Para a coordenadora do Projeto, Márcia Battistella, o mercado catarinense já pode ser considerado um destaque mundial graças à produção de games internacionalmente reconhecidos. Não é à toa que o SC Games atua desde 2009 e possui resultados bastante positivos no segmento. São mais de 2 mil alunos formados.
“Desde a implantação do projeto no estado, diversos cursos de jogos digitais e animação foram criados, estúdios de games tomaram forma, impulsionando o setor e o ecossistema. Muitos dos alunos e estagiários do SC Games atuam diretamente na área. E esta parceria com o IDEL só vem para somar e contribuir com a expansão e evolução do mesmo”, explica.