Confiabilidade em cada sorriso: O impacto da estética dental
CDB: entenda mais sobre esse tipo de investimento do mercado financeiro
Você já ouviu falar sobre o CDB? Sabe como funciona esse tipo de investimento? O diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, entende que é importante conhecer sobre os ativos do mercado financeiro. Através disso, é possível escolher a melhor opção para o seu perfil de investidor. Nesse contexto, para entender mais sobre essa modalidade e descobrir os seus benefícios, continue a leitura deste artigo até o final!
Uma das maiores dúvidas ao decidir investir, é a de saber qual investimento é o mais adequado, não é mesmo? Não existe fórmula mágica para chegar a essa conclusão, sendo possível, apenas, conhecer e avaliar as opções disponíveis. Nesse sentido, uma das alternativas que devem ser consideradas nesse momento, são os Certificados de Depósitos Bancários, os famosos CDBs.
Mas o que são os CDBs?
Caso não conheça, saiba que os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), são investimentos de renda fixa. Nessa modalidade, são disponibilizados títulos de instituições bancárias, que podem ser adquiridos pelos investidores. Assim, funcionando como um tipo de “empréstimo”, é possível que esse público resgate o valor aplicado com o acréscimo de juros. Conforme pontua Gabriel Cepeda Gonçalves, é importante conhecer sobre o funcionamento dessa modalidade antes de investir.
Como funcionam?
Dessa forma, saiba que ao decidir investir no CDB é necessário procurar por um banco ou uma corretora de valores. Todo o processo pode ser efetuado pela internet, o que traz maior praticidade para o público. Desse modo, basta escolher a opção desejada e aplicar o dinheiro exigido. Vale ressaltar, que antes de realizar esse procedimento é fundamental avaliar as características do título, como o vencimento, a liquidez e o valor mínimo de aplicação.
Quais são os tipos de CDBs?
Assim como outros investimentos de renda fixa, os CDBs são divididos em três grupos: prefixados, pós-fixados e híbridos. No primeiro caso, existe a possibilidade de avaliar exatamente quanto o dinheiro aplicado renderá. No segundo caso, não é possível ter o valor exato em mente, tendo conhecimento apenas do indicador que servirá como referência para os rendimentos. No terceiro caso, são unidos tanto uma taxa pré fixada, quanto uma taxa variável. O empresário Gabriel Cepeda Gonçalves comenta que é importante saber essas distinções.
Quais os benefícios de investir nos CDBs?
Agora que você conheceu mais sobre esse tipo de investimento, é interessante também entender quais são os benefícios que ele oferece. Nesse sentido, saiba que um deles é a segurança, já que essa opção pertence ao grupo de renda fixa. Dessa maneira, os riscos de perder o dinheiro aplicado são menores, o que traz uma proteção maior, principalmente, para investidores iniciantes.
Além disso, os Certificados de Depósitos Bancários oferecem diferentes tipos de títulos, o que traz uma versatilidade maior para o público. Com isso, é possível escolher uma opção que esteja em conformidade com os seus objetivos. Ainda no quesito de segurança, saiba que esses investimentos são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Para Gabriel Cepeda Gonçalves, isso proporciona uma maior estabilidade.
E então, se interessou pelos CDBs?